Total de visualizações de página

domingo, janeiro 03, 2010

NOEL VERDADEIRO

Ao caminhar nas ruas brasilienses desde o mês de outubro, verifiquei o extraordinário movimento anunciando o início do período natalino. A população envolvida por este clima e com os corações enternecidos, projetava e exercitava manifestações de amor ao próximo. Por ser um cidadão comum e descrente de algumas ações, observo que nesse período instala-se na humanidade, o saco do Papai Noel abarrotado de bondades, enquanto o saco das maldades humanas fica em 'stand by'. Residências, ruas e lojas enfeitadas, preparavam-se para o grande evento mundial, principalmente no Ocidente. Mercúrio, 'deus do Comércio', exultava com o entusiasmo dos consumidores e comerciantes que, embalados pelo sonho e desespero de ser feliz, inebriavam-se num frenético vai e vem, do vende tudo, gasta tudo, e compra tudo. A grande festa do mundo cristão é para ser um momento de reflexão, do que significa para a humanidade o nascimento de Jesus, o filho de Deus. Mas, sob forte pressão capitalista, o Natal transformou-se numa festa mercantilista. Sob os domínios de Baco 'deus do vinho', são externalizados todos os tipos de exageros, opulências e luxúrias, tendo como símbolo de pseudo-adoração, um personagem com barba branca postiça, gordo e vermelho, que balbucia o ininteligível ho!ho!ho! O Verdadeiro Pai Espiritual dono da festa, aniversariante de todos os dias, merecedor de todas às adorações é excluído da cena. Devo reconhecer que, em milhões de lares no mundo o dia de Natal é um dia especial,  é um dia de recolhimento, meditação, oração, reunião das famílias, entrega de presentes e alegrias, transformou-se até no dia do perdão, deseja-se Feliz Natal até aos hipotéticos inimigos. Mas, é oportuno lembrar que, o Natal é todo dia, porque todo dia é santo.


checked


3 comentários:

Montezuma disse...

Na verdade, Izidoro, o Natal perdeu muito da sua essência. Você disse tudo, ao relatar a força do "Deus do comércio". Para lhe falar francamente, já me irrito com papais-noéis, por mais simpáticos que sejam. Vejo que alguns até estimulam as crianças a se lembrar de Jesus Cristo, Pai Salvador. São raros,lógico. Quanto ao saco das mães ações, ah! esse é diário e, em 2010, será muito bem distribuído. O mundo tem órbitas fatídicas. Espero passar longe. E desejo o mesmo a você. Amém.

Montezuma disse...

Corrijo: más ações.

Anônimo disse...

É realidade tio, é exatamente como acontece, creio que em Brasília deva ter acontecido da mesma forma como em Manaus, quase que não conseguíamos transitar de carro pelas ruas da cidade. Parabéns pelo blog, estou gostando muito, bom gosto. Uma idéia: Colocar fotos e propriedades de plantas medicinais, sei que conhece algumas.
Grande abraço e muita saúde amigo. Deus te acompanhe sempre.

Samy Castro